translator

domingo, 12 de abril de 2015

A origem dos Espig na Alemanha


Há muitos anos atrás, o nosso parente de longe Stefan Espig criou o arquivo da familia Espig, onde ele reuniu muitas informações genealógicas, desde brasões, linhagens, origens e histórias da familia. A página é em alemão mas o Google ajuda na tradução pra portugues:



Das muitas informações alí, fala sobre a origem do nome Espig que é incerta. 
Uma das possiveis origens diz que o nome Espig vem de "Espan", que significa "lugar que serve de pasto". Assim os moradores da vila do pasto foram chamados de "Espig". Isso é suportado pela geografia da região, onde há vários bosques coberto com prados na alta e baixa saxônia, onde há outras cidade chamada "Aue", que se traduz como "várzea".

Mas a palavra "Espen" por outro lado se refere a uma árvore muito conhecida na europa, o Álamo (Populus tremula). Com isso, o nome "Espig" pode ser derivado de pessoas relacionadas ao povo dos bosques de àlamo.



O sobrenome Espig/Espich foi mencionado pela primeira vez em 1431, como habitantes das montanhas Erzgebirge, na fronteira com a atual Republica Tcheca. O sobrenome também é mencionado em 1462 nos registros "Liber benefactorum" do mosteiro franciscano de Zwickau.


Um registro de brasão foi feito por Michael, o primogênito, Espig (Espich), que viveu de 1567 a 1634 em Lauter. Era juíz e proprietário de terras em Lauter, filho de Lorenz Espich, senhorio de Bockau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário