translator

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Carl Ferdinand Espig - Mestre Tecelão em Chemnitz




Olá,

Começo esse blog com a primeira questão que surgiu pra mim: quem foi o tataravô que veio da Alemanha.

Se tu és Espig / Espich / Esbich / Spich ou qualquer coisa parecida com isso, posso te garantir que tu és descendente de Carl Ferdinand Espig.

Nessas ultimas semanas, descobrí algumas coisas sobre o nosso antepassado:
  • Ele era mestre-tecelão (Webermeister) em Chemnitz, Saxônia onde morava no distrito de Gablenz. Isso está regisrado no Adressbuch de Chemnitz de 1847.(http://adressbuecher.genealogy.net/entry/show/3618827)
                       
                            Chemnitz, em 1850
  • Era filho de Carl Friedrich Espig, que também era tecelão e morava no mesmo distrito.
  • Imigrou para o Brasil em 1858, partindo de Hamburgo no dia 01/06/1858 a bordo do navio Maria II com destino ao Rio Grande do Sul. Abaixo o registro da familia na lista de passageiros original:


  • Partiu de Rio Grande para Porto Alegre a bordo do vapor Continentalista em  18/08/1858. 
  • Em Porto Alegre, foi listado a entrada com direção a recem criada colonia de Nova Petropolis:
ESPIG, Carlos, 46, cas., prot.; pruss.;
Augusta, 44, cas.;
Amalia, 26;
Carlos, 21;
Inez, 15;
Roberto, 11;
Ernesto, 7;
Frederico, 9m;

Conversei com o Stefan da Alemanha que fez a genealogia dos Espig na região. Ele gentilmente foi até Chemnitz e confirmou  os registros de nascimento de toda a família imigrante, com exceção dos ultimos 3 filhos pois os registros foram extraviados:

Marido: Carl* Ferdinand ESPIG
Nascimento: Cal. 1812 em Chemnitz 
Casamento: 26.10.1834 em Chemnitz
Pai: Carl Friedrich ESPIG

Esposa: Auguste Wilhelmine Neubert
Nascimento: Cal. 1814 em Chemnitz 
Pai: Christian Gottlob NEUBERT

Filhos:
Nome: Auguste Emilie ESPIG
Nascimento: 15.06.1833 em Chemnitz
Batizado: 23.06.1833 em Chemnitz

Nome: Amalie Theresie ESPIG
Nascimento: 03.01.1835 em Chemnitz 
Batizado: 05.01.1835 em Chemnitz

Nome: Amalie Bertha ESPIG
Nascimento: 20.04.1836 em Chemnitz 
Batizado: 24.04.1836 em Chemnitz

Nome: Carl Friedrich* ESPIG
Nascimento: 09.06.1837 em Chemnitz 
Batizado: 18.06.1837 em Chemnitz

Nome: Emilie Henriette ESPIG
Nascimento: 21.03.1839 em Chemnitz 
Batizado: 26.03.1839 em Chemnitz

Nome: Amalie Agnes* ESPIG
Nascimento: 12.07.1843 em Chemnitz 
Batizado: 16.07.1843 em Chemnitz

Nome: Karl Robert ESPIG
Nascimento: Cal. 1847 em Chemnitz
Batizado:

Nome: Ernest Friedrich ESPIG
Nascimento: Cal. 1851 em Chemnitz
Batizado:

Nome: August Friedrich ESPIG
Nascimento: Cal. 08.1857 em Chemnitz 
Batizado:


9 comentários:

  1. Olá!!
    Hoje, por um acaso, decidi pesquisar sobre a origem do meu sobrenome. Ao encontrar teu blog fiquei fascinada com as informações, e eu que achava que a minha família era a ultima da linhagem "Espich".. Qual não foi minha surpresa, ao ver que você escreveu que seu avo era de Marques de Souza, mais especificamente na localidade de Linha Orlando, onde meu pai nasceu e eu também. Atualmente moro na cidade de Lajeado/RS e gostaria muito de saber mais sobre as minhas origens... Parabéns pelo trabalho e dedicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Camila, fico feliz que gostaste do blog... recentemente coletei os dados de Marques de Souza, vou postar assim que arranjar um tempo...

      1 abraço, Andrio

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Andrio!
    Quero te parabenizar pela excelente iniciativa de pesquisar a nossa árvore genealógica. É um trabalho muito bem feito.
    Eu também sou nascido em Marques de Souza e meu pai Eldor mora em Picada Felipe Essig, município de Travesseiro onde também mora um dos meus irmãos com a sua família. Além desse, tenho uma irmão casada morando em Arroio do Meio e um irmão, igualmente casado, morando em Encantado. Meu pai nasceu em Linha Orlando, filho de Leopoldo Espich. Eu migrei para Goiânia-GO com a minha esposa e 3 filhas. Estou estabelecido aqui a 12 anos.
    Pelo que percebo, em algum momento o imigrante Carl ou membros da família migraram de Nova Petrópolis para o Vale do Taquari. Vejo também que temos várias famílias Espich na região de Concórdia SC e também na Região de Cascavel PR.

    Abraço

    Gerli Gerson Espich

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Gerli,

      Muito obrigado, comecei a fazer estas pesquisas esse ano e estou juntando Espich/Espig pra tudo que é lado...não sabia de Espich em Goias :)
      Como teu vô era o Leopoldo, então meu pai Romeu era primo do teu pai Eldor, pois o Leopoldo era irmão do Arvin.
      Vou colocar daqui a algumas semanas os dados que coletei sobre o nosso bisavô Guilherme/Wilhelm, ele sendo o unico que se mudou para Marques, nasceu justamente em Nova Petropolis.... ja o imigrante Carl e sua esposa por sua vez faleceram la mesmo em Nova Petropolis...

      Um abraço do primo de longe,
      Andrio

      Excluir
  4. Boa Tarde,
    sou Cristiane Mara Rückert, descendente de Ernest Friedrich Espis (trisavô).
    Parabéns pelo trabalho!!
    Gostaria de saber se conseguiram a dupla Cidadania através destas informações.

    Grata

    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane, que legal conhecer mais uma prima "de longe" :)

      Primeiro sobre a tua pergunta, a resposta é não, a Alemanha hoje em dia não abre possibilidade a pedir dupla cidadania como a Italia, era preciso estar registrado no consulado alemão de Porto Alegre regularmente a cada 10 anos... e nossos tetravôs foram parar no meio do mato em Nova Petropolis, assim como a maioria dos imigrantes, nao se matriculavam no consulado...

      Poderias deixar aqui a tua descendencia? Sei muito pouco do Ernst, pelo que achei um filho dele (ou mais) acabou indo pra Buenos Aires onde se acha hoje varios Espigs, outros ficaram por volta de Sao chico mesmo.

      Grande abraço

      Excluir
    2. Ok!!

      me passa te email crisruckert@gmail.com que te passo bastante informação da família toda aqui de Rio do Sul - SC.
      Tenho muitos parentes.
      pode me procurar no face também Cris Ruckert.
      no my heritage também CRISTIANE MARA RÜCKERT
      Bom conhecer novos descendentes da família.
      no básico
      CRISTIANE MARA RÜCKERT
      IRANI RÜCKERT (nascida SASSE)
      CONRADO SASSE (me avô filha da TEKLA)
      TEKLA SASSE (mãe do CONRADO SASSE)
      ERNEST ESPIG (pai da TEKLA SASSE)
      CARL FERDINAND ESPIG (pai do ERNEST) Alemanha
      CARL FRIEDRICH ESPIG (Alemanha)

      Tenho muitas datas.

      bj

      Cris

      Excluir
    3. e pedindo direto a cidadania por CARL FRIEDRICH ESPIG.. este morreu na Alemanha e temos como provar a descendência

      Excluir