translator

terça-feira, 7 de abril de 2015

Os Espig em Santa Catarina: August Espig, de Dresden


Alem da familia no RS, outro Espig cruzou o mar com sua familia rumo a SC.

Em Santa Catarina na cidade de Luis Alves, por volta do fim do século XIX temos registros de vários Espig alí registrados, todos netos de August Espig, filho de Carl e Wilhelmine; e Ernestina/Guilhermina Schubert.

O Cesar fuçou todos os registros de Luis Alves, achou o óbito tanto do Augusto quanto da esposa e filhos por lá. É declarado que ele faleceu em 1904 com 70 anos. Isso coloca ele como nascido em 1834...  Porém em Chemnitz, o Stefan não achou registros de nenhum August filho desse casal por essas data...

Alem disso, recentemente encontrei no livro "Vida de Imigrante: Historias que o povo conta" de Patricia Ronx, o seguinte relato da senhora Elenoa Espig Lemke:

"De origem germânica, o bisavô veio pequeno, com o pai Augusto Espig e a família, da cidade de Dresden, na Saxônia, mais ou menos em 1870, para São Pedro de Alcântara. De lá partiram para Luís Alves."

Apesar do nome dos pais do August ser o mesmo do patriarca do RS, eram nomes muito comuns na época e a chance maior é de ser uma mera coincidencia.

Com isso, pelas minhas pesquisas, creio que a familia de SC nao sao parentes proximos da familia que veio para o RS.  Claro, algumas geraçoes atras, todos tem o mesmo patriarca Michael no Erzgebirge, ou seja, somos primos igual.

Eis os filhos de Ernesto, que consegui coletar em Luiz Alves com a ajuda do grande Cesar:





Um abraço aos primos de Santa Catarina, uma vez!

3 comentários:

  1. Maria Arend nacida em 31/12/1912 filha de Guilherme Espich e Geraldina Espich e o que consta na identidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem? Que legal, vou atualizar aqui. Por acaso consta a cidade onde ela nasceu? 1 abraço

      Excluir
  2. Maria Arend nacida em 31/12/1912 filha de Guilherme Espich e Geraldina Espich e o que consta na identidade

    ResponderExcluir